Seminário

PROPÓSITO

O Seminário Nazareno de Cabo Verde é uma instituição que se propõe a preparar ministros do Evangelho, não apenas ministrando-lhes o curso de estudo indicado pela Igreja do Nazareno para a ordenação de presbíteros, como também orientando os alunos, num ambiente espiritual e culto, de nível universitário, no sentido de saberem apreciar a herança da igreja cristã, inculcando lealdade aos seus ideais, particularmente à doutrina wesleyana da inteira santificação.

INSTALAÇÕES

O Seminário encontra-se situado na parte principal do primeiro andar do templo da Igreja do Nazareno, na cidade do Mindelo, S. Vicente. É composto de salas de aulas devidamente equipadas, uma capela, e uma biblioteca anexa ao lar de estudantes Os livros da biblioteca estão catalogados de forma a permitir localizar facilmente as obras segundo o autor, o título ou o tópico.

O lar de estudantes, situado na Rua Senegal, porta nº 2, possui instalações para casais e solteiros, refeitório, sala de estudo e uma ampla sala de estar.

FUNCIONAMENTO

O Seminário Nazareno oferece, em quatro anos lectivos, de dois semestres (sendo cada semestre de 17 semanas), um curso ministerial de nível universitário que, chegado ao fim, terá incluído todos os requisitos académicos para a ordenação na Igreja do Nazareno.

O Seminário funciona, anualmente, com os períodos distribuídos da seguinte forma:

1º SEMESTRE

As aulas começam na segunda-feira depois do segundo domingo de Outubro, o qual é consagrado na Igreja do Nazareno em Cabo Verde como o Dia do Seminário. Os alunos deverão estar em S. Vicente o mais tardar no sábado anterior, a fim de participarem nas celebrações desse dia na Igreja do Mindelo. O semestre terminará 17 semanas depois, excluindo as férias do Natal.
Haverá uma ou mais semanas de intervalo entre os dois semestres, e poderá haver um curso intensivo depois do primeiro semestre ou em qualquer outra ocasião que for conveniente.

2º SEMESTRE

Normalmente o segundo semestre começará entre uma a quatro semanas depois do fim do primeiro, e terminará 17 semanas depois.

HINO

O hino oficial do Seminário é "Deus de Abraão", entoado em todas as ocasiões solenes da escola e, frequentemente, no culto de capela. É de praxe que nessas ocasiões os alunos e professores se ponham de pé durante o cantar do hino.

LEMA

O lema do Seminário encontra-se em II Timóteo 2:15:
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Distintivo Oficial

O distintivo oficial do Seminário é um esboço da torre da Igreja de S. Vicente.

EMBLEMA

O emblema do Seminário é uma Bíblia aberta sobre um ramo de oliveira. Todos os alunos cursados têm o direito de o usar.

SELO

O selo do Seminário é um círculo com o emblema deste no centro e os seguintes dizeres à volta: "Seminário Nazareno, Cabo Verde".

CORES OFICIAIS

As cores usadas na bandeira do Seminário e nos enfeites por ocasião da formatura são:

Branco: Pureza (Santidade)
Azul: Coragem (Fé)
Ouro: Riqueza (Vida Eterna)

JUNTA ADMINISTRATIVA

O Seminário é governado por uma Junta Administrativa constituída por membros ex-officio e por membros eleitos pela Assembleia Distrital da Igreja do Nazareno em Cabo Verde:

MEMBROS EX-OFFÍCIO:

- Dr. Eugénio Duarte, Director da Região de África da Igreja do Nazareno
- Dr. Filimão Chambo, Coordenador Regional de Educação da Igreja do Nazareno
- Rev. Mark Low, Director da Sub-Região da África Ocidental
- Rev. Emanuel David Simas Araújo, Superintendente do Distrito de Cabo Verde, e actual

Presidente da Junta Administrativa
- Rev. Emanuel David Simas Araújo, Reitor do Seminário

Membros eleitos pela Assembleia Distrital:
- D. Crisolita Andrade, Ecónomo
- Rev. Silvino Medina, Ecónomo
- Dr. João Emanuel Duarte, Ecónomo

III. CORPO DOCENTE

- Rev. Emanuel David Simas Araújo, Reitor e Professor
- Rev. António Marcelino Barbosa, Professor Emérito
- Rev. Socorro António Fontes, Professor
- Rev. Renato Monteiro, Professor
- Rev. Osvaldo Rocha, Professor
- Dra. Elvira Freitas, Professora
- Dra. Lenisa Monteiro, Professora

CORPO DISCENTE

No ano lectivo de 2004-2005 o Seminário tem um corpo discente de 13 alunos, distribuídos do seguinte modo: oito finalistas, cinco alunos que frequentam o 3º ano, e um aluno que frequenta o 2º ano. Este ano 2007, por conveniência da Escola, não foram admitidos alunos ao 1º ano.

No ano lectivo de 2008/2009 o Seminário tem um corpo discente de 7 alunos, distribuidos do seguinte modo: 3 alunos frequentam o 3º ano e 4 o 1º ano.

DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA

Cremos na inspiração plena das Escrituras Sagradas, pelas quais entendemos os sessenta e seis livros do Velho e Novo Testamentos, dados por inspiração divina, revelando sem erros a vontade de Deus a nosso respeito em tudo o que é necessário à nossa salvação, de maneira que o que não se encontra nelas não pode ser imposto como artigo de fé.

Cremos em Deus - Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu Filho Unigénito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou da morte, subiu ao céu, onde está à direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, e donde há-de vir para julgar os vivos e os mortos.

Damos ênfase especial à personalidade do Espírito Santo. Cremos que o homem é nascido em pecado; que precisa da obra do Espírito Santo na regeneração; que, depois da regeneração, há ainda a obra da limpeza do coração, ou inteira santificação, e que esta é efectuada pelo Espírito Santo. Cremos que, de ambas estas obras da graça, o Espírito Santo dá testemunho.

Cremos na Santa Igreja Universal, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e no destino eterno com as suas recompensas e castigos eternos.

Cremos que o Senhor Jesus Cristo voltará outra vez.

Cremos que o baptismo cristão é um sacramento que significa a aceitação dos benefícios da expiação de Jesus Cristo e é para ser administrado aos crentes como uma declaração da sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador e do seu pleno propósito de obediência em santidade e justiça.

Cremos que a Ceia de Comemoração, instituída por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é essencialmente um sacramento do Novo Testamento declarativo da morte sacrificial de Jesus e de que os crentes, pelos merecimentos desta, têm vida e salvação e promessa de todas as bênçãos espirituais em Cristo.

Cremos na doutrina bíblica da cura divina e incitamos o nosso povo a procurar oferecer a oração da fé para a cura dos doentes. Os meios e as agências providenciais, quando julgados necessários, não devem ser recusados.Condições Gerais

1. Ter a certeza de uma chamada divina para o ministério evangélico. O Seminário não procura ninguém para o ministério. Não faz convites. A direcção entende que esta escolha elevada é de Deus, e somente uma chamada divina pode manter o indivíduo nesta profissão nas horas de desilusão e sacrifício.

2. Ser membro da Igreja do Nazareno local onde reside. Os jovens recomendados pela junta da igreja local devem ter sido convertidos há já pelo menos um ano, ter contacto com a organização da Igreja do Nazareno e conhecer os seus privilégios e deveres no que diz respeito à tarefa dum pastor.

3. Ser recomendado para tal cargo pelo seu pastor e pela junta da sua igreja local. Isto significa que o jovem é reverente, assíduo aos cultos, digno de confiança quanto à responsabilidade duma classe de Escola Dominical ou do trabalho nos arredores, e fiel em contribuir com o seu dízimo.

4. Ter completado pelo menos o antigo curso geral dos liceus, o 10º ano ou, de preferência, o 12º ano. Qualquer estudante desejoso de entrar no Seminário apresentará um certificado de habilitações para a apreciação da Junta do Seminário ou do Conselho da Escola. Embora o requisito mínimo para admissão ao Seminário seja o actual 10º ano, reconhece-se que o ideal será os alunos possuírem pelo menos o antigo 7º ano e, de preferência, o 12º ano. Aos que não possuem estas habilitações, recomenda-se que continuem a estudar mesmo depois de completarem o Seminário, a fim de as obter, pois ser-lhes-ão úteis para o ministério.

5. Ser admitido como aluno do Seminário pela Junta do Seminário, ou Conselho da Escola, e pela Junta Consultiva do Distrito. Qualquer jovem, mesmo com todos os dons e talentos e até um curso superior, poderá não ser achado apto pela Junta do Seminário para o ministério na Igreja do Nazareno. As Juntas não se sentirão coagidas a aceitar qualquer candidato nem responderão pela sua decisão perante esse candidato.


Procedimentos

1. O pretendente deverá: a) escrever uma carta ao Director do Seminário, dando o testemunho pessoal de uma chamada divina e solicitando um impresso para aluno prospectivo; b) preencher o impresso e devolvê-lo, com uma fotografia, à mesma entidade.

2. O candidato que não tiver alguma ou várias das cinco qualificações gerais citadas poderá ser considerado aluno prospectivo até que as consiga alcançar.

3. Se o candidato tiver as primeiras quatro qualificações e a Junta resolver aceitá-lo como aluno interno do Seminário, ser-lhe-á enviado o impresso de registo prévio para que requeira oficialmente a sua admissão nesta qualidade.

4. Em anexo ao impresso de registo prévio, o candidato enviará:

a. O número do seu bilhete de identidade
b. Certidão de idade
c. Certidão de registo criminal
d. Certidão de habilitações literárias
e. Atestado médico (de que constará uma declaração de qualquer dieta especial. Neste caso o aluno será responsável pela despesa extra com tal dieta.) O atestado incluirá ainda a descrição de qualquer doença crónica de que o candidato sofra e o tratamento necessário. O Seminário não se responsabilizará em tal situação.
f. Certificado da situação militar.

5. O Seminário endereçará todos os documentos às juntas competentes, as quais pedirão todas as informações que entenderem necessárias e considerarão o caso. Depois informarão o interessado da sua aceitação como seminarista ou aluno prospectivo, ou então farão as recomendações necessárias.

6. No dia marcado para o início do ano lectivo, o aluno apresentar-se-á com pontualidade no Seminário.

ADMISSÃOALUNOS PROSPECTIVOS

São considerados alunos prospectivos aqueles que entrarem em contacto com o Seminário manifestando desejo de cumprir os requisitos para o ingresso. Os pastores devem aproveitar os alunos prospectivos nas suas igrejas, atribuindo-lhes cada vez mais responsabilidades, a fim de saberem se têm ou não qualidades para o ministério.
Cabe ao pastor a responsabilidade de recomendar os jovens para o Seminário. A junta da igreja poderá encorajar e apoiar o candidato, observando a sua vida durante este período de prova.
O Seminário não assumirá qualquer encargo financeiro em relação aos alunos prospectivos. O facto de estes serem considerados como tal não impõe à Junta do Seminário aceitar o candidato quer como aluno interno ou externo.

CLASSE DOS PASTORES FORMADOS DESDE 1956 A 2002

1ª FORMATURA - JUNHO DE 1956

Adriano (Jovina) do Vale Araújo
Antonio (Corsínia) Jaime Nobre Leite
Eudo (Antonio) Tavares de Almeida
Gilberto Sabino (Clarisse) Évora
Teobaldo Virginio (Onélia) Nobre de Melo
Reitor - Rev. J. Elton Wood
Marechal - Jorge de Barros
Mentor - Humberto Pires Ferreira, criador e director da Editora Nazarena

2ª FORMATURA - JUNHO DE 1961

Jorge (Manuela) M. Silva Barros
Reitor - Rev. J. Elton Wood
Marechal - Antonio B. Vasconcelos

3ª FORMATURA - JUNHO DE 1963

Fernando (Maria Teresa) de Sá Nogueira
João Filipe Gonçalves
Reitor - Rev. J. Elton Wood
Marechal - Jorge Rodrigues

4ª FORMATURA - MAIO DE 1966

Antonio M. (Margarida) Barbosa Vasconcelos
Reitor - Rev. J. Elton Wood
Marechal - Gabriel do Rosário

5ª FORMATURA - JULHO 1968

José Delgado (Maria Celeste)
Alípio Lima dos Reis (Lídia)
Gabriel (Elizete) do Rosário
Reitor - Rev. J. Elton Wood
Marechal - Daniel Brazão de Barros

6ª FORMATURA - JULHO DE 1969

Daniel (Maria Luiza) Brazão de Barros
Jorge (Diana)Antonio Rodrigues
Reitor - Rev. J. Elton Wood
Marechal - José Sérgio Monteiro Fortes

7ª FORMATURA - JULHO DE 1971

Armando (Ruth) de Sá Nogueira
José Sérgio (Dinora) Monteiro Fortes
Reitor - Rev. J. Elton Wood
Marechal - Mário Lima

8ª FORMATURA - JULHO DE 1972

Manuel (Irene) F. Ramos
Mário (Roseli) S. Lima
Samuel (Maria José)Barros
Reitor - Rev. Roy Henk
Orador - Rev. Antonio Leite
Marechal - José Aureliano D. Ramos

9ª FORMATURA - MARÇO DE 1975

Jorge (Julieta)Maia Lopes
Manuel (Alcinda) Brito Semedo
Manuel (Paula) do Nascimento S. Gomes
Reitor - Rev. Roy Henck
Marechal - José Aureliano Ramos

10ª FORMATURA - JULHO DE 1978

Adalberto (Albertina) Leite
Daniel (Filomena)Monteiro)
David (Rita)Tavares
Eugénio (Maria Teresa) Rosa Duarte
Reitor - Rev. Roy Henck
Marechal - Fortunato Lima

11ª FORMATURA - JULHO DE 1979

Benedito (Ester) Monteiro
Fortunato (Adelaide) Lima
Reitor - Rev. Roy Henck
Marechal - Manuel Boaventura Monteiro

12ª FORMATURA - JULHO DE 1984

Austolino (Cesaltina) Levy
Emanuel David (Eunice) Araújo
José (Dora) Gonçalves
Silvino (Risolinda) Medina
Reitor - Rev. Roy Henck
Marechal - João Mateus Monteiro

13ª FORMATURA - JULHO DE 1985

João Mateus Monteiro
Reitor - Rev. Roy Henck
Marechal - Adérito Ferreira

14ª FORMATURA - JULHO DE 1987

Adérito (Ester) S. Ferreira
Danilo (Maria Antónia) Carvalho
Ulisses (Maria Teresa) Barbosa Amado
Reitor - Rev. Roy Henck
Marechal - José Ferreira

15ª FORMATURA - AGOSTO DE 1988

Jorge (Aurora) Rocha
Mário (Maria) Rodrigues
Pedro (Helena) Lopes Lima
Zeferino Ferreira
Reitor - Rev. Roy Henck
Marechal - Daniel Duarte

16ª FORMATURA - AGOSTO DE 1990

Daniel (Madalena) Duarte
Ildo (Lóide) Rocha
Reitor - Rev. Roy Henck
Marechal - Socorro Fontes

17ª FORMATURA - AGOSTO DE 1991

Brás (Eunice) Cardoso
Luis (Maria Júlia) Monteiro
Socorro (Sara) Fontes
Reitor - Rev. Roy Henck
Marechal - Arlindo Tavares

18ª FORMATURA - AGOSTO DE 1993

Arlindo Tavares
José Heleno Pereira
Pedro Pires
Reitor - Rev. Roy Henck
Marechal - Fernando Carvalho

19ª FORMATURA - JULHO DE 1994

Ana Maria (Fernando)Andrade Carvalho
Fernando (Ana Maria) Carvalho
Reitor - Rev. Roy Henck
Marechal - Gastão Correia

20ª FORMATURA - AGOSTO DE 1995

Antonio (Sheila) Barbosa Andrade
Gastão (Ana) Correia
Renato (Emily) Monteiro
Directora - Dra. Maria Odette Pinheiro
Marechal - Carlos Tavares

21ª FORMATURA - AGOSTO DE 1996

Carlos Tavares
Directora - Dra. Maria Odette Pinheiro
Marechal - Adriano Leite

22 FORMATURA - SETEMBRO DE 1999

Adriano Leite
Zelinda V. Lopes
Carla Maísa Silva Cardoso
Directora - Dra. Maria Odette Pinheiro
Marechal - Ananias Pereira Semedo

23ª FORMATURA - AGOSTO DE 2001 ??? ( DATAS A CONFIRMAR )

Ananias Pereira Semedo
André D. Varela Sanches
Claytson Ferreira
Daniel Ferreira
Francisco Vaz
Luís Monteiro
Nataniel Semedo
Ramiro Monteiro
Directora - Dra. Maria Odette Pinheiro

24ª FORMATURA - AGOSTO DE 2002

Antero Daniel fontes
Nilton Duarte
Josué Monteiro
Orlando Baptista
Emanuel Soares
Samuel Santos
Saidy Lopes
Directora - Dra. Maria Odette Pinheiro

HINO DO SEMINÁRIO

DEUS DE ABRAÃO

Ao Deus de Abraão louvai; do vasto céu Senhor,
Eterno e poderoso Pai e Deus de amor,
O Grande Jeová, que terra e céu criou!
Minh'alma o nome abençoará do grande "Eu Sou".

Ao Deus de Abraão louvai; eis por mandado Seu
Minh'alma deixa a terra e vai gozar no céu.
O mundo desprezei,Seu lucro e seu louvor;
E Deus por meu quinhão tomei e protector.

Ao Deus de Abraão louvai; seu infinito amor
Feliz em tudo me fará por onde eu for.
Tomou-me pela mão; em trevas deu-me luz,
E dá-me eterna salvação por meu Jesus.

Contacto: Rua Senegal C.P. nº 50
Telf: 232 7487 - 232 7352 - 232 3228 – 231 1457 (Igreja)